Flores da Resistência
FLORES PARA OLIVIA SANTANA - Fevereiro 2018 - É secretária estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte na Bahia (do PCdoB). Sofreu racismo por parte de duas mulheres enquanto participava de um evento de pré-Carnaval em Salvador em 04/02/2018. "Você deveria voltar para favela, porque aqui é capitalismo", disse uma das suspeitas detidas e apresentadas à Central de Flagrantes da Polícia Militar. As flores foram entregues em um evento pela Cleo Bernal ("Flores da Resistência"). Eis as palavras da Clô:
"Compas: estou muito feliz de ter podido estar nessa missão de levar flores/solidariedade /força de resistência pra Olivia! Que mulher! Que guerreira! Fiquei MUITO emocionada durante toda a fala dela! E se eu puder registrar algo, que marcou muito: aos fascistas, nem um segundo de arrego! Se alguém ainda não viu o vídeo do episódio da agressão racista que Olivia sofreu sábado, recomendo que assista! Vou procurar e postar novamente a seguir. A pessoa que a agrediu dizendo a ela que aquele lugar não era pra ela, que seu lugar era na favela, disse em seguida que queria vê-la chorando. Mas...Como disse Olivia, esse seria o troféu da vitória! Da opressora sobre a oprimida. Mas nossa guerreira não lhe deu esse gosto! Infelizmente, na delegacia o caso não foi sequer reconhecido como agressão racista..."
REPORTAGEM SOBRE A AGRESSÃO RACISTA- Os presidentes do PCdoB estadual e municipal, Davidson Magalhães e Everaldo Augusto, e a vice-presidente domunicipal, Aladilce Souza, acompanharam a secretária até a delegacia para registrar o boletim de ocorrência por crime de racismo. A torpe agressão sofrida por Olívia Santanano em 04/02/2018 é um acinte a toda a Bahia, especialmente a sua majoritária população negra. "
POEMA PARA OLIVIA SANTANA
E pra nunca mais
Um suspiro
Um sucesso
Um sonho
Um sentimento
Depois de lapidados
Depois de bordados
Depois de consumados
Não há regresso
Não há progresso
Muito menos transverso
(Andrés)
FLORES PARA A LUCIANA - - 16/11/2017: - uma das coordenadoras do Movimento dos trabalhadores sem Teto (MTST)
POEMA PARA LUCIANA
Entre a rua e a casa
Quantas distâncias?
Quantos sofrimentos?
Entre a luz e a escuridão
Quantas mendicâncias?
Quantos impedimentos?
Mas nestes tempos
dos velozes e furiosos
Indiferentes às casas
Indiferente às causas
de ti, de nós
dos sonhadores
dos sem medo
dos lutadores
dos sem terra
Evocaremos tempos
de luta e cantaremos
aos herdeiros
de Zumbi
de Biko
de Julião
de Mariguela
de Che
de Mandela
Marcharemos sem medo
Ao lado do povo sem medo
Ao lado de ti camarada
Luciana
(Andrés)
FLORES PARA A DILMA - 14/11/2017: Dilma recebendo flores do "coletivo Flores da Resistência" em Berlim no prédio Henry-Ford Bau da Universidade Livre de Berlim (FU Berlin). Foi convidada pelo Instituto da América Latina da FU Berlin juntamente com Fundação Friedrich-Ebert Stiftung ligada aos social-democratas alemães para participar do debate "Da escorregada da política para a direita e da politização do Poder Judiciário".
HOMENAGEM AOS 18 JOVENS PRESOS INJUSTAMENTE NO CCSP - 10/11/2017: Em 10 de novembro de 2017 os 18 jovens presos injustamente no CCSP e agora respondendo a processo na justiça por conta deste estado de exceção em que vivemos receberam junto com seus familiares uma homenagem do coletivo "Flores da Resistência" com a entrega de flores. Aconteceu na frente do Fórum Criminal da Barra Funda, onde acontece a segunda audiência da processo em que os jovens são réus. Parabéns aos membros deste grupo (Isabel Frontana Caldas, Carlota Novaes, Monica, Fernando Duarte Caldas, Renata Del Monaco.....) que desenvolvem esta bela atividade. Se como diz Geraldo Vandré em uma de suas canções que é ilusão acreditar nas flores vencendo canhões é uma verdade que quem as recebe tem o seu ânimo renovado para lutar contra todo tipo de canhão.
-
FLORES PARA ILDA MARTINS - 12/11/2017: Sua família foi vítima da ditadura militar no Brasil com seu marido assassinado e ela mesma brutalmente torturada. O seu relato foi usado pela Comissão Naiconal da Verdade e está no relatório final do grupo. Veja também seu depoimento no youtube: https://youtu.be/FV2nvHhZi_8
1A | 1B |
---|---|
1C |
FLORES PARA A FILÓSOFA MARCIA TIBURI - 03/02/2018 - Durante lançamento do seu livro "Feminismo em comum" na Livraria da Vila - Rua Fradique Coutinho, 915 (SP)
POEMA PARA MARCIA TIBURI
O dia logo passa
Quando uma flor é aguilhoada por seu próprio espinho
O dia logo passa
Quando a palavra é utilizada
como ferramenta de dor
O dia logo passa
Quando o conhecimento
cimenta a existência
O dia logo passa
Quando a chama do desejo
é colonizada pelo dinheiro
O dia logo passa
Frenético, assustador
Sem a tua companhia
Mas com certeza
Na companhia da vileza pueril
De siglas assustadoras
O dia logo passa
O dia logo passa
Tais palavras
Meros fantoches
Meros deboches
Desnudas da beleza oblíqua
Não merecem mais que um gesto
Que silenciosamente grita
O dia logo passa
O dia logo passa
(Andrés)