top of page

Adicione mais informações sobre este item..

Clique na figura ao lado ou no título acima para acesso aos filmes listados abaixo através de link externo. Nenhum destes filmes fazem parte dos arquivos deste site.

1) "Trumbo-A lista Negra" - Filme de 2016. Um bom filme para assistir nestes tempos de macartismo jurista no Brasil. Assim como o senador McCarthy foi para o lixo da História, assim também vai acontecer com Moro e seus comparsas do judiciário. "O longa conta a história de Dalton Trumbo, um roteirista de sucesso nos tempos de ouro de Hollywood, mas como membro do partido comunista americano foi considerado uma ameaça e colocado na famosa lista negra americana, que tinha nomes de milhares pessoas que trabalhavam no ramo do entretenimento e por seu envolvimento subversivo e antiamericano estariam colocando sutis propagandas comunistas nos filmes hollywoodianos. Injustiçados, esses profissionais foram presos e depois impedidos de continuarem trabalhando no ramo. Trumbo foi um dos que se rebelaram contra esse sistema, e através de uma série de pseudônimos continuou escrevendo para os estúdios cinematográficos, recebendo até um Oscar por um de seus scripts, ironizando de vez a lista negra dos EUA. O filme conta toda essa trajetória do polêmico e corajoso Dalton Trumbo, mostrando seu envolvimento, mesmo na sarjeta hollywoodiana, com obras-primas do cinema como Spartacus (1960), Êxodos (1960), A Princesa e o Plebeu (1953)." Detalhes técnicos: Data de lançamento: 28 de janeiro de 2016 (2h 04min) / Direção: Jay Roach / Elenco: Bryan Cranston, Diane Lane, Helen Mirren / Nacionalidade: EUA"

Please reload

FILMES COM TEMÁTICA SOBRE EDUCAÇÃO

Adicione mais informações sobre este item..

Escolha o vídeo clicando no seu título.. Nenhum dos vídeos fazem parte dos arquivos deste site.

Ele apenas remete a links externos.

-----------------------------------------------------------------------------

1. "A Sala dos professores" 2023

Sala dos Professores (Das Lehrerzimmer), longa-metragem alemão indicado ao Oscar de melhor filme internacional na edição de 2024, chega aos cinemas brasileiros em 29 de fevereiro de 2024. A obra estreou no 73º Festival Internacional de Cinema de Berlim, e também foi exibida no último Festival do Rio.  No filme seguimos Carla (Leonie Benesch), uma professora que inicia o seu primeiro emprego numa escola secundária. Idealista, ela vê-se confrontada com uma série, recaindo as suspeitas num dos seus alunos. Decidida a descobrir a verdade, ela começa a investigar a onda de assaltos, que a levam para outra direção. Tentando balançar a sua vida e procurando, como propósito maior, a verdade, Carla vê-se envolvida numa enorme confusão onde a hierarquia escolar e as reações de alunos e dos pais levam a uma espiral louca de acontecimentos que vão por em causa a estabilidade de todos no estabelecimento de ensino. Nascido na Alemanha, mas de origem turca, o realizador Ilker Çatak e o argumentista Johannes Duncker inspiraram-se num episódio real que passaram nos seus tempos de liceu. Nesse processo, criaram um dos filmes mais intrigantes e dramaticamente poderosos da temporada.

1. "La journee de la Jupe" "O dia de saia"

Filme francês/belga de 2008. Direção de Jean-Paul Lilienfeld. Com a atriz Isabelle Adjani.. Uma interessante co-produção francesa e belga que tem como principal tema reflectivo o estado da educação (social e escolar) actual. Seguindo o mesmo comprimento de onda do recente “Entre les Murs”, esta obra de Jean-Paul Lilienfeld pretende lançar mais uma vez um sério debate sobre os problemas do sistema actual do ensino escolar, bem como a preocupante rebeldia e falta de respeito que parece cada vez mais assolar os jovens. 

2. "Nenhum a menos (filme chinês -  Nenhum a menos produz um enorme envolvimento com o público que o assiste, especialmente com aqueles que estão inseridos no contexto educativo. A situação da professora Wei se associa diretamente com a de muitos professores, porque mostra de forma reflexiva o que foi apresentado por Paulo Freire: “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.” (FREIRE, 2015, p. 25).

3. "Numa escola de Havana (filme cubano -  Numa escola em Havana (Conducta/2014) é um filme que chega justamente a tempo para enriquecer a importante discussão, no Brasil, sobre a redução da maioridade penal – decisão determinante para o protagonismo das nossas gerações futuras. O excelente segundo filme do cineasta cubano Ernesto Daranas - autor de outro longa metragem, Los dioses rotos -, em colaboração com um grupo de sete alunos da Faculdad de Cine del Instituto Superior de Arte (ISA), de Havana, é mais uma produção cheia de vida do novíssimo cinema latino-americano de língua espanhola que desponta com força e tem na Argentina o seu carro chefe consolidado.

4. "Half Nelson-Encurralados" -  Filme norte-americano de 2006. Diferente do que costumamos ver nos filmes sobre professores e os seus métodos revolucionários, nesta produção, nos deparamos com um profissional tendo os seus defeitos postos ao julgamento do espectador. O enredo é o seguinte: Dan Dunne (Ryan Gosling) é professor em uma escola secundária no Brooklyn, espaço cênico alvo de questões raciais e sociais que o cinema aposta de forma certeira ao tentar radiografar os conflitos dos Estados Unidos contemporâneo. Desiludido com a realidade, ele não cumpre o que pede o currículo tradicional, imposto pelas leis que regem a educação pública. Em suas aulas, incentiva os estudantes a irem além.

bottom of page