
Adicione mais informações sobre este item..
Clique na figura ao lado ou no título acima para acesso aos filmes listados abaixo através de link externo. Nenhum destes filmes fazem parte dos arquivos deste site.
1) "Trumbo-A lista Negra" - Filme de 2016. Um bom filme para assistir nestes tempos de macartismo jurista no Brasil. Assim como o senador McCarthy foi para o lixo da História, assim também vai acontecer com Moro e seus comparsas do judiciário. "O longa conta a história de Dalton Trumbo, um roteirista de sucesso nos tempos de ouro de Hollywood, mas como membro do partido comunista americano foi considerado uma ameaça e colocado na famosa lista negra americana, que tinha nomes de milhares pessoas que trabalhavam no ramo do entretenimento e por seu envolvimento subversivo e antiamericano estariam colocando sutis propagandas comunistas nos filmes hollywoodianos. Injustiçados, esses profissionais foram presos e depois impedidos de continuarem trabalhando no ramo. Trumbo foi um dos que se rebelaram contra esse sistema, e através de uma série de pseudônimos continuou escrevendo para os estúdios cinematográficos, recebendo até um Oscar por um de seus scripts, ironizando de vez a lista negra dos EUA. O filme conta toda essa trajetória do polêmico e corajoso Dalton Trumbo, mostrando seu envolvimento, mesmo na sarjeta hollywoodiana, com obras-primas do cinema como Spartacus (1960), Êxodos (1960), A Princesa e o Plebeu (1953)." Detalhes técnicos: Data de lançamento: 28 de janeiro de 2016 (2h 04min) / Direção: Jay Roach / Elenco: Bryan Cranston, Diane Lane, Helen Mirren / Nacionalidade: EUA"

Direitos dos animais
Veganismo, vegetarianismo
(clique no título para assistir o filme)
Nenhum destes filmes constam neste site.
Ele apenas remete a links externos.
1. Vida de cão - Nacionalidade: EUA / Direção: Elizabeth Lo / Roteiro: Elizabeth Lo / Ano de Produção: 2020 - "O ponto de vista que o espectador terá nessa jornada é o dos próprios animais. A partir da perambulação sem rumo, o documentário retrata a vida cotidiana de Istambul pela perspectiva de três cães vira-latas que circulam em busca de comida. O vagar dos animais os leva a lugares como o Bósforo ou a se deparar com acontecimentos como uma marcha pelos direitos das mulheres." (Assista e também leia comentários na pasta "comentários")
2) 73 Cows - Direção: Andrea Arnold / Ano de produção: data de lançamento desconhecida - Premiado em fevereiro no BAFTA, na Inglaterra, o documentário de curta-metragem “73 Cows”, de Alex Lockwood, que conta a história de um ex-pecuarista britânico que se tornou um vegetariano ético.
3) Deus Branco - Ano de lançamento: 2016 / Direção: Robert J. Flaherty e W.S. Van Dyke - "White God", cujo deus branco do título é uma reverência ao homem, remete a um clássico de Samuel Fuller, "Cão Branco" (1982), que também contava a história de um cão treinado para matar. Mas Mundruczó confirma o que é fácil ver na tela: o filme não é uma simples diversão e embute uma forte crítica social e política. "A história foi muito inspirada nas relações sociais inverossímeis e cada vez mais hostis dos dias de hoje. O senso de superioridade tornou-se um privilégio da civilização ocidental do qual é impossível não abusar. Em vez das minorias, escolhi os animais como tema do filme", explicou.
4) Aventuras de Pi - Ano de lançamento: 2012 / Direção: Ang Lee / Roteiro: David Magee - O grupo de defesa dos direitos dos animais Peta (India) espera que o filme atraia a atenção do público sobre o alarmante declínio da população de tigres. 'As aventuras de Pi' é uma obra de ficção, mas na vida real temos de reagir às ameaças contra os animais em seu habitat natural', considerou Manilal Valliyate, responsável pelas questões veterinárias do Peta-Índia.
5) Sempre ao seu lado -Produção: britânica norte-americana / Ano de lançamento: 2009/ Direção: Lasse Hallström - "Sempre ao Seu Lado" é um emocionante drama inspirado na história real de Hachiko, um cão da raça akita que desenvolve um laço profundo com seu dono, o professor Parker. A amizade marcada pela lealdade se transforma em uma rotina diária na estação de trem, criando uma narrativa sensível sobre afeto e devoção.
6) Blackfish: fúria animal -Produção: norte-americana / Ano de lançamento: 2013/ Direção: Gabriela Cowperthwaite - Aclamado pela crítica, Blackfish: Fúria Animal é uma versão realista de Free Willy. Dirigido por Gabriela Cowperthwaite, o documentário acompanha os bastidores dos parques SeaWorld, principalmente da orca Tilikum, mantida em cativeiro grande parte de sua vida e que atacou sua treinadora em 2010. Blackfish: Fúria animalEstreando no festival de Sundance em 2013 e indicado ao prêmio BAFTA, o documentário expõe o sofrimento, a negligência e o abuso sofrido por mamíferos marinhos mantidos em cativeiros e forçados a realizar shows. Blackfish: Fúria Animal traz ex-funcionários do SeaWorld e especialistas no assunto para avaliar a controvérsia e mostrar que animais não são entretenimento para humanos.
7) Dieta de gladiadores -Produção: norte-americana / Ano de lançamento: 2000 / Direção: Louie Psihoyos -
O documentário “The Game Changers”, lançado no Brasil como “Dieta de Gladiadores”, contrapõe estereótipos sobre a fisicalidade e performance dos veganos, e defende que quem não consome nada de origem animal pode se destacar em modalidades esportivas de alta performance. Participam do filme o ex-fisiculturista e ator Arnold Schwarzenegger e atletas como o levantador de pesos alemão Patrik Baboumian, o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton, o maratonista Scott Jurek e o halterofilista olímpico Kendrick Farris, entre outros atletas de diversas modalidades. Outro diferencial de “The Game Changers” é a participação do ex-fisiculturista, ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, que declara seu apoio ao veganismo e fala sobre o seu empenho para se afastar dos alimentos de origem animal. O filme tem direção de Louie Psihoyos, que venceu o Oscar em 2009 com o filme “The Cove”, e produção do cineasta vegano James Cameron, que produziu e dirigiu filmes como “O Exterminador do Futuro”, “Titanic” e “Avatar”.
8) Comer animais -Produção: norte-americana / Ano de lançamento: 2008 / Direção: Robert Kenner - Definido pela equipe de produção como “a história do início do fim da produção industrial”, o documentário começa com a seguinte pergunta: “De onde vêm os nossos ovos, laticínios e carnes? “Comer Animais” apresenta argumentos contra a pecuária industrial e mostra imagens em que os animais são criados em pequenas, médias e grandes propriedades.
9) Food Inc -Produção: norte-americana / Ano de lançamento: 2008 / Direção: Robert Kenner - "O filme aborda a questão de como a cultura do fast-food gerou a concentração da produção agrícola, que dominada pelo corporativismo está fazendo com que a agricultura familiar desapareça. O documentário retrata a indústria alimentícia americana e faz uma abordagem profunda sobre o modo de produção dos alimentos que vão parar nas prateleiras de mercados e em nossas mesas. O filme procura fazer uma crítica a esse sistema, que em busca do aumento da produtividade e do lucro, cria e abate os animais de forma desumana, faz uso de hormônios e antibióticos nesses animais, insere variedades de grãos geneticamente modificados em nossos alimentos e uma série de outros componentes que contribuem para o aumento de sua contaminação.[4] O filme também aborda o fato de que esse modo de produção contribui com os problemas de saúde pública, como diabetes e obesidade, que atinge principalmente as populações mais carentes."
10) Okja - Produção: norte-americana / Ano de lançamento: 2017 / Direção: Bong Joon-ho - "Dirigida e roteirizada por Bong Joon-ho, mesmo diretor de "O Expresso do Amanhã" e "Parasita", a trama faz um apelo contra os maus-tratos aos animais e os métodos selvagens de algumas empresas. No ano de 2007, em Nova York, Lucy Mirando (Tilda Swinton), CEO de uma poderosa empresa, apresentou ao mundo uma nova espécie de animal conhecida como "super porco". Descobertos no Chile, os animais são enviados a 26 países diferentes, onde terão que se adaptar ao novo habitat e ser apresentados à humanidade. Com o projeto, Lucy pretende deixar os animais espalhados por 10 anos e, após esse período, realizar um concurso para escolher o melhor super porco. Com isso, uma jovem chamada Mija (Seo-Hyun Ahn) conhece Okja, uma super porca fêmea criada por seu avô. Com o tempo, a menina se apega ao animal e, percebendo que está prestes a perdê-la, decide lutar para ficar ao seu lado, custe o que custar."







