top of page

Clique na figura ao lado ou no título acima para acesso aos filmes listados abaixo através de link externo. Nenhum destes filmes fazem parte dos arquivos deste site.

1) "Trumbo-A lista Negra" - Filme de 2016. Um bom filme para assistir nestes tempos de macartismo jurista no Brasil. Assim como o senador McCarthy foi para o lixo da História, assim também vai acontecer com Moro e seus comparsas do judiciário. "O longa conta a história de Dalton Trumbo, um roteirista de sucesso nos tempos de ouro de Hollywood, mas como membro do partido comunista americano foi considerado uma ameaça e colocado na famosa lista negra americana, que tinha nomes de milhares pessoas que trabalhavam no ramo do entretenimento e por seu envolvimento subversivo e antiamericano estariam colocando sutis propagandas comunistas nos filmes hollywoodianos. Injustiçados, esses profissionais foram presos e depois impedidos de continuarem trabalhando no ramo. Trumbo foi um dos que se rebelaram contra esse sistema, e através de uma série de pseudônimos continuou escrevendo para os estúdios cinematográficos, recebendo até um Oscar por um de seus scripts, ironizando de vez a lista negra dos EUA. O filme conta toda essa trajetória do polêmico e corajoso Dalton Trumbo, mostrando seu envolvimento, mesmo na sarjeta hollywoodiana, com obras-primas do cinema como Spartacus (1960), Êxodos (1960), A Princesa e o Plebeu (1953)." Detalhes técnicos: Data de lançamento: 28 de janeiro de 2016 (2h 04min) / Direção: Jay Roach / Elenco: Bryan Cranston, Diane Lane, Helen Mirren / Nacionalidade: EUA"

Please reload

download.jpg

                                                                     

FILMES ARGENTINOS

Escolha o vídeo clicando no seu título.. Nenhum dos vídeos fazem parte dos arquivos deste site. Ele apenas remete a links externos.

0.1) Argentina 1985

A história verídica dos promotores públicos Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo que ousaram investigar e processar a ditadura militar mais sangrenta da Argentina em 1985.

0.2) Azor

Filme de 2021 argentino-franco-suiço dirigido por Andreas Fontana, com roteiro de Fontana e Mariano Llinás. É estrelado por Fabrizio Rongione e Stephanie Cléau. O contexto do filme é a Argentina de 1980 ainda na ditadura militar. O peso da ditadura, com mistérios e desaparecimentos frequentes, além da banalização das vistorias nas ruas, são aqui um pano de fundo histórico que provoca um estado de permanente angústia e desconforto numa história que começa com a chegada de um banqueiro e da sua esposa ao país. Um filme poderoso que disseca a mesquinhez da elite argentina. E este banqueiro vai perdendo a inocência, descobrindo o conluio do seu próprio banco com a fraude fiscal e operações financeiras feitas por políticos, militares e até religiosos, que retiram do país –  para contas suíças parte – da riqueza da nação.  

1) Odisseia dos tontos 

Se tem algo que o filme pode contar é a incursão sobre o que um país em crise pode gerar em sua população. E ele o faz de forma sutil, pois o envolvimento dos personagens é evidente, talvez metáfora acerca do que as pessoas fazem em momento de desespero. A busca pelo dinheiro e o golpe para tomá-lo de volta dos trambiqueiros que lhes roubaram em um país desesperado é envolvente, algo feito com maestria pelo diretor. Aliás, feito com o toque de humor tão característico que as grandes obras do cinema argentino recente demonstrou dominar tão bem.

2) Kamchatka

Filme de 2002. Direção de Marcelo Piñeyro. Com Ricardo Darin entre outros como ator.  Harry (Matías Del Pozo) é um menino de 10 anos que tem uma vida normal para qualquer criança de sua idade na década de 70. Porém, sua vida muda completamente quando seus pais começam a ser perseguidos pela ditadura argentina. Para escapar dos militares, Harry e sua família são obrigados a largar todos os seus bens e fugir para uma fazenda no interior.

3) A Patagonia Rebelde

Este filme é de 1974 com direção de Héctor Olivera. 
"Entre 1920 e 1923, na Patagonia (Argentina) trabalhadores agrupados em sociedades anarquistas e socialistas decidem pela greve, exigindo melhores condições de trabalho. O tenente-coronel Zavala, a mando das tropas enviadas pelo governo federal, consegue mediar um acordo entre trabalhadores e patrões. Estes não cumprem com o que fora acordado e assim se instala uma nova greve, seguida por uma brutal repressão, que incluiu o fuzilamento de aproximadamente 1500 trabalhadores. Episódio real, com roteiro do historiador argentino Osvaldo Bayer, baseado em seu livro "Los Vengadores de la Patagonia tragica"

4) "Relatos selvagens"

Direção de Damián Szifron, ano 2014. "Diante de uma realidade crua e imprevisível, os personagens deste filme caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens para um lugar fora de controle."

bottom of page