UBS CAMPOS ELÍSEOS 

Participantes: 

  1. CARLOTA

  2. CARMEN (“Resistência”)

  3. JOÃO PALMA (Frente em defesa do SUS)

  4. MARCIO (“Resistência”)

  5. MARISILDA (“Frente em defesa do SUS/ “Resistência”)

  6. MARISA (Resistência)

  7. JOÃO PALMA (“Frente em defesa do SUS”)

Relatório da Carmen Ortiz 

 

 

"NENHUM DIREITO A MENOS!

Foi uma das palavras de ordem mais presentes nas fitinhas!

EM DEFESA DO SUS!

MAIS MÉDICOS!

MENOS TEMPO DE ESPERA PARA AS CONSULTAS!

Outra muito presente!

PELO DIREITO AO MEDICAMENTO GRATUITO!

Alguns mencionaram as faltas de determinados medicamentos...

MAIS ESCOLAS!

ABAIXO A "LEI DA MORDAÇA", apareceu em alguns após termos apresentado a discussão sobre os ataques... Certamente o centro das preocupações estava entre saúde e educação...

Os pequenos curtiram muito a atividade e mesmo quando não eram alfabetizados plenamente sugerimos que fizessem desenhos e assinassem quando soubessem...

Essa realidade não ocorreu só entre os pequenos... Muitos adultos, na maioria mulheres, pediam para que escrevêssemos por elas, não só quando estavam segurando bebês, entendem?

Uma das crianças escreveu PELO DIREITO DE ENTRAR NA ESCOLA UM POUCO MAIS TARDE, referindo-se ao horário de entrada, todas as manhãs...

POR MERENDA NA ESCOLA também apareceu e inclusive tiveram estudantes que tinham participado das OCUPAÇÕES! [01:00, 25/9/2016]

 

Carmen Ortiz: O Má colou LAMBE-LAMBES pelos arredores da UBS e como puderam ver nas fotos, elegemos uma linda árvore próxima à entrada para acolher os pedidos pelas fitinhas.

Os registros das nossas abordagens, junto aos papais e mamães e também aos demais passantes na calçada, além da abordagem junto às crianças serão enviadas, posteriormente!                        

[01:02, 25/9/2016] Carmen Ortiz: O Cartaz que o Laerte preparou foi fixado num poste próximo com barbantes e retiramos ao fim da atividade. Levaremos amanhã para a Paulista!                         

[01:07, 25/9/2016] Carmen Ortiz: Um dia muito agradável, junto a esses companheiros incríveis, e embora o frio estivesse marcante em alguns momentos, com muito vento, a intensa atividade nos tomou completamente e tivemos mais uma boa experiência numa atividade importante e necessária!

UBS HUMAITÁ

 

Participantes:

  1. MÔNICA (Grupo de Teatro “Caixa de Imagens” - http://caixadeimagens.ato.br/v2/)

  2. MÁRCIO GOMES (“Resistência)

  3. HELENA (“Marcha Mundial de Mulheres”)

  4. MARLENE (“Resistência”)

Relatório da Mônica 

)

“Queridos, quanto à ação "Fitas pra que te quero".(gostaram do nome que acabei de dar pra ação?) Chamou nossa atenção o número considerável de pessoas que optaram por escrever Dignidade. Muitas crianças estavam indo ou voltando de suas aulas de dança , então optaram por escrever sobre este desejo de continuar Dançando. Outras crianças não abrem mão do seu direito de Brincar e de Desenhar! Há aqueles que querem sempre poder Ler. Também vem muitos reivindicando não perder o SUS, e seus programas, como também reivindicam a manutenção do Bolsa Família e que a Constituição seja respeitada. O acesso à Educação foi várias vezes citado e a preocupação com os Desfavorecidos. E termino este relato com a escolha de alguns participantes Direito de poder escolher a sua religião e o Direito à Livre Expressão!”

UBS VILA ROMANA

Relatório da Vania Leite (Tenda dos Militantes) 

 

Na UBS Vila Romana foram poucas pessoas mesmo assim  consegui conversar com elas a ação foi mais focada na distribuição e informação porque estava sozinha. Conversei e distribui também nas imediações do posto para alcançar mais gente, por ali tem o teatro e bares. A maior preocupação das pessoas são as perdas dos direitos em todos os setores.

UBS BRASÍLIA

 

Relatório de Raquel Plut

(Coletivo contra o golpe do Capão Redondo, Campo Limpo e Jd São Luis)

 

"Poucas pessoas na UBS. Os companheiros fizeram um mutirão distribuindo nas casas. E foi muito bem recebido pela população.  O panfleto permitiu fazer uma discussão da perda de direitos focado na Saúde.  Quase todos os panfletos que pegamos foram distribuídos ! Muito bom !